África tem 29,5 biliões de dólares em reservas minerais, cerca de 20% do total mundial, mas 8,6 biliões dos recursos estão por explorar, assinala o relatório da Corporação Financeira Africana (AFC).
África possui uma das reservas minerais mais diversificadas e estrategicamente significativas do mundo, com um valor estimado de 29,5 biliões de dólares em minas, aproximadamente 20% do total global”, lê-se no Compêndio de Recursos Minerais Estratégicos de África, divulgado pela AFC, vocacionada para potenciar investimentos estratégicos em infra-estruturas e indústria e um dos principais intervenientes no Corredor do Lobito, em Angola.
Do potencial de 29,5 biliões de dólares, em recursos, 8,6 biliões de dólares estão por explorar, o que equivale a cerca de 2,5 vezes o Produto Interno Bruto (PIB) anual do continente, revela o documento.
“O problema é a transformação de matérias-primas em produtos de valor acrescentado, ou seja, a capacidade de transformar a riqueza mineral em activos produtivos, infra-estruturas, capacidade industrial, cadeias de valor regionais e plataformas de fabrico competitivas”, observa a nota.









Discussão sobre este post