O Ministério dos Recursos Hídricos e Electricidade da República Democrática do Congo (RDC), Aimé Sakombi Molendo assinou com a empresa SOMAGEC, a concessão do projecto de linhas de transmissão de energia eléctrica com uma potência de 400 kv que vai interligar os dois países.
Segundo a nota distribuída à imprensa, os ambiciosos projectos vão interligar a barragem hidroeléctrica do Inga, na RDC aos municípios do Soyo-Cabinda e a barragem de Laúca à zona mineira do Kolwezi, dando início ao processo de exportação de energia eléctrica de Angola para a região da SADC.
A nota avança haver disponibilidade de financiamento do projecto, tão logo seja concluído o estudo de viabilidade, licenciamentos e estruturação financeira.
O primeiro projecto interliga a cidade do Soyo à província de Cabinda, que vai ser conectada à rede nacional, passando por Matadi e Inga, na RDC.
“Trata-se de uma linha de transmissão de alta tensão que será construída exclusivamente com recurso a investimento privado”, lê-se no documento.








Discussão sobre este post