O estudo para a Gala Superbrandes, que distingue as melhores marcas do mercado, foi apresentado nesta quinta-feira, em Luanda, mas os dados foram recolhidos apenas na capital, adiantou Pedro Vaz.
A fidelização do consumidor com as marcas no mercado é um desafio para uma população mais exigente, na escolha de roupas, calçados, electrodomésticos, veículos, até mesmo alimentos e bebidas.
De acordo com Paulo Santos, director-geral da Keyresearch em Angola, os consumidores inquiridos avançaram que a preferência por alguma marca está relacionada com três factores fundamentais, nomeadamente, a qualidade, confiança e o valor.
“A amostra de 1013 entrevistas de várias faixas etárias revela que 95,1% estão mais ou menos ligadas à compra de marcas (Superbands)”, assinala, referindo que 79% escolhem uma marca pela Qualidade, 76% pela confiança e 72% pelo valor, destes as mulheres perfazem 51%, 49% são homens.
O gestor refere que a moda ocupa o Top 3, com a Adidas no primeiro lugar, seguido da Nike e a Zara em terceiro.
“Quatro sectores monopolizam as preferências dos produtos”, refere Paulo Santos, para quem do Top 20 do ranking 66% monopolizam o mercado, dentre eles, moda, bebidas, alimentação e produtos de higiene, com a Toyota a aparecer na classe notoriedade.
Sublinha que as marcas nacionais como a Tio Lucas e a UNITEL, surgem no Top 3, mas a Cuca cai na dimensão de ser necessidade dos consumidores, sustenta Pedro Vaz, Country Manager da Superbands Angola.
O extracto económico do estudo indica haver muitas marcas no mercado transversais aos diferentes estratos sociais.
“No Top 10 de todos os estratos figuram a Tio Lucas, Cuca, Unitel, Coca-Cola, Patriota, Alimo, Eka, Pura e Nocal.









Discussão sobre este post