A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), em conjunto com o Grupo Empreiteiro do Bloco 15/06, operado pela Azule Energy (36,84%) e seus parceiros a SSI Fifteen Limited (26,32%) e a Sonangol E&P (36,84%), anunciam a descoberta registada no poço de exploração Algaita-01, localizado no Bloco 15/06, na Bacia marítima do Baixo Congo, em Angola.
As estimativas iniciais apontam para um volume de petróleo descoberto de aproximadamente 500 milhões de barris.
A perfuração do poço, iniciada a 10 de Janeiro de 2026, a uma profundidade de água de 667 metros e aproximadamente a 18 km do FPSO Olombendo, interceptou arenitos portadores de petróleo em intervalos de reservatório do Miocénico Superior.
As operações de perfuração foram concluídas com sucesso a 26 de Janeiro, seguindo-se a realização de registos avançados de avaliação de formação para analisar a qualidade do reservatório e as características dos fluidos.
A interpretação preliminar dos registos de perfilagem por cabo (wireline logging) e da amostra de fluidos indica a presença de múltiplos intervalos de reservatório com excelentes propriedades petrofísicas e mobilidades de fluido.









Discussão sobre este post