O Ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, realiza entre os dias 9 e 10, uma visita de trabalho ao município do Soyo, província do Zaire, para avaliar o estado da Central de Ciclo Combinado do Soyo e o Sistema de Abastecimento de Água local.

Nesta segunda-feira, o governante esteve no município do Nzeto e visitou o Centro de Captação de Água, tendo aferido o estado técnico da infraestrutura.
A visita contou com o Governador provincial, Adriano Mendes de Carvalho e de responsáveis do sector.
O responsável passou igualmente em revista o estado do Ciclo Combinado do Soyo, inaugurada em 2017, cuja operação comercial começou um ano depois, em 2018.
Instalada numa área de 18 hectares, a infra-estrutura dispõe de 750 MW, de potência instalada, com três turbinas, das quais duas a gás e uma a vapor, que agregam estabilidade ao sistema eléctrico nacional.

Na sua operação, utiliza gás natural como combustível principal, mas pode operar com combustível líquido, com sistemas próprios de tratamento e controlo da qualidade da água e dos equipamentos.
No domínio das águas, o Ministro constatou “in loco” o Sistema de Abastecimento de Água do Soyo, em fase final de testes e comissionamento, mas que já distribui água às populações.
De acordo com a nota do Ministério, a infra-estrutura foi reabilitada, com realce para os edifícios e a montagem de novos equipamentos, como os laboratórios.
“O sistema de abastecimento de água do Soyo está projectado para tratar aproximadamente 300 metros cúbicos de água por hora”, refere a nota.
A agenda do Ministro termina no município do Nzeto, onde espera avaliar o sistema de abastecimento de água e os trabalhos de instalação de energia eléctrica da rede pública na Fazenda Girassol.









Discussão sobre este post