As novas tecnologias e a digitalização do sistema de pagamento contribuíram para o aumento das transacções financeiras não presenciais.
De acordo com o administrador executivo da empresa interbancária de serviços, EMIS, Eduardo Bettencourt, em 2025, o sistema de cartões multicaixa transaccionou mais de 46 biliões de kwanzas, marcando um crescimento de 47 por cento, em comparação ao ano anterior.
Em entrevista à Rádio Nacional de Angola (RNA), Eduardo Bettencourt referiu que a massificação e digitalização dos pagamentos electrónicos têm sido essenciais para o crescimento das transacções, aventando a possibilidade de no futuro se descontinuar o uso do cartão físico, à medida que o sistema electrónico continua a ganhar popularidade.
“A transacção de 46 biliões de kwanzas no ano passado é um crescimento muito interessante, cerca de 47% em relação ao ano anterior, representando 1,3 vezes o orçamento de Estado do ano anterior.
Isso demonstra o impacto crescente do sistema multicaixa”, afirmou.
Por outro lado, o Banco Nacional de Angola (BNA) também tem impulsionado as transacções financeiras por meio do sistema de pagamento em tempo real, que registou um volume de transacções de 394 biliões de kwanzas em 2025.
Para a sub-directora do Departamento do Sistema de Pagamentos do BNA, Yola Miguel, a eficiência e segurança do sistema são prioridades.
“A gestão dos sistemas de pagamentos deve garantir segurança e eficiência. O sistema de pagamento em tempo real é fundamental para a estabilidade do sector financeiro em Angola, e o BNA tem sido responsável por garantir o seu bom funcionamento”, destacou Yola Miguel.








Discussão sobre este post