Com a entrada em execução do Orçamento Geral do Estado a partir desta quinta-feira, 1 de Janeiro, os trabalhadores da função pública passam a beneficiar de um aumento salarial de 10%, o que representa um aumento de 46% nos últimos quatro anos.
O OGE para este ano fixa o montante global das receitas e despesas em cerca de 33,24 biliões de kwanzas e assenta num cenário macroeconómico que projecta um crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) de 4,17%, reflectindo as expectativas de consolidação da retomada económica, maior disciplina fiscal e reforço do investimento público com impacto social e produtivo.
O OGE 2026 representa uma redução de 4,7% face ao ano anterior, com destaque para o facto de as receitas não petrolíferas superarem as petrolíferas pela primeira vez, sinalizando diversificação económica, e com foco na função social e no ajustamento salarial da função pública.
Para além do reforço salarial e fiscal, o Governo angolano planeia a realização de concursos públicos maciços nos sectores estratégicos, com verbas destinadas à Educação, com 21,98 mil milhões de kwanzas, Ensino Superior com 15,64 mil milhões de kwanzas e Saúde com 25,28 mil milhões.









Discussão sobre este post