O Banco Nacional de Angola (BNA) organizou de 5 a 14 de Dezembro , em Luanda, a primeira edição da exposição “Luanda semana de arte”, com foco na valorização da arte nacional.
A exposição reuniu ioobras de cerca de 30 artistas no Museu da Moeda Nacional.
O certame congregou vários cineastas, investigadores, curadores e pensadores, com o objectivo de reflectir e valorizar a criação artística nacional. A exposição colectiva reune 50 obras de arte, abordando pintura, escultura, instalação, performance e vídeo.
A amostra reflecte a diversidade das linguagens artísticas de Angola, com o título “inventar o amanhã, com as memórias de ontem”.
Essa programação é seguida por dois fins-de-semana de ciclos de cinema nacional, destacando a produção cinematográfica do país.
A curadoria é composta por Jorge Cohen e Dreça Lema, com exibição de várias longas e curtas-metragens e várias conversas em torno dos temas exibidos.
Adicionalmente e durante cinco dias, o evento incluiu palestras e mesas redondas dedicadas à reflexão e valorização da criação artística nacional.
As conversas abordaram a identidade artística e cultural de Angola, especialmente no ano em que o país celebra 50 anos de independência.
Com uma abordagem multifacetada e inclusiva, a “Luanda Semana de Arte”´ pretende traçar pontes entre diferentes campos criativos, do universo visual ao cinematográfico, do pensamento crítico à expressão plástica, fortalecendo o diálogo entre gerações e geografias nacionais.








Discussão sobre este post