A 57.ª Assembleia-Geral Anual da African Airlines Association (AFRAA), organizada pela TAAG Linhas Aéreas de Angola, decorreu nos dias 1 e 3 de Dezembro, em Luanda, reunindo representantes governamentais, membros do corpo diplomático, líderes do setor, entidades reguladoras, parceiros e especialistas internacionais da indústria da aviação. O evento, subordinado ao tema “Redefinir a Aviação Africana: Cooperação, Sustentabilidade e Crescimento Estratégico”, constitui um marco relevante para a aviação civil em Angola, ao acolher uma reunião de elevado prestígio internacional e servir de palco para decisões estratégicas no ecossistema da aviação continental.
Durante a cimeira, destacou-se a apresentação do Relatório Anual da Associação de Companhias Aéreas Africanas pelo Secretário-Geral da AFRAA, Abdérahmane Berthé, que divulgou dados consolidados sobre o estado da indústria da aviação civil em África, projectos em curso, estatísticas de tráfego, desempenho de frota, quotas de mercado, mobilidade, processos de obtenção de vistos, progresso da implementação do Mercado Único Africano de Transporte Aéreo e perspectivas de desenvolvimento do sector nos próximos anos, entre outros tópicos relevantes.
A programação incluiu também debates em formato de mesa-redonda com altos dirigentes de organizações nacionais e internacionais. Destacam-se as discussões sobre “Reinvenção para as Companhias Aéreas Africanas e Desafios Contínuos”, com participação do Presidente da Comissão Executiva da TAAG, Nelson Rodrigues de Oliveira, e sobre “Estratégia de Hub para a Conectividade Intra-Africana e o Caso de Estudo para Transformação da Aviação Civil Angolana”, que contou com o Presidente do Conselho de Administração da TAAG, Clóvis Rosa.
Segundo dados da organização, o evento registou a presença de 516 delegados provenientes de 49 países. Entre eles, destacam-se 68 representantes de 23 companhias aéreas associadas à AFRAA, incluindo 10 membros ao nível do Conselho de Administração, bem como observadores de duas companhias aéreas africanas não-membros da associação.










Discussão sobre este post