O ministro da energia e águas João Baptista Borges inaugurou nesta quarta-feira, no Cazombo, província Moxico-Leste, um parque fotovoltaico com 40.320 painéis solares, com capacidade de produzir 25,4 megawatts (MW) de energia elétrica para mais de 136.000 famílias.
O projecto, lançado em 2022, possui uma infra-estrutura equipada com tecnologia moderna e conta com uma potência de armazenamento de 75,264 megawatt por hora (MWh), capaz de evitar a emissão de 37.000 toneladas de CO2 e o consumo aproximado de 9.700,000 litros de combustível, o que vai poupar aos cofres do Estado cerca de 4,5 mil milhões de kwanzas por ano.
Na ocasião, o ministro disse que a iniciativa se enquadra num projecto do Governo que visa levar a electricidade para um milhão de habitantes de 60 localidades da região Leste do país, até 2027.
João Baptista Borges afirmou estarem em desenvolvimento projectos semelhantes nas províncias do Bié, Malanje, Lunda-Norte, Lunda-Sul, com previsão de terminar antes do prazo programado.
“A construção de sistemas eléctricos na região Leste, por meio de parques solares, constitui prioridade do Executivo angolano, um dos objectivos estratégicos para melhorar as condições de vida dos angolanos”, frisou.








Discussão sobre este post