A partir de hoje, 3 de Dezembro, até 19 de Dezembro, está aberta a subscrição de uma nova emissão de Obrigações do Tesouro em Moeda Estrangeira (OT-ME), que foi anunciada ontem, terça-feira, pelo Ministério das Finanças.
No comunicado distribuído à imprensa, o Ministério das Finanças indica que a nova emissão tem o valor de 150 milhões de dólares, destinados a financiar o Orçamento Geral do Estado de 2025.
De acordo com o comunicado, a captação será feita no formato de bookbuilding (mecanismo em que os investidores apresentam propostas de subscrição para aferir a procura e definir as condições finais da operação), nas maturidades de 5 a 8 anos, com vencimento em 13 de Agosto de 2030 e 13 de Agosto de 2033.
Dois leilões fazem parte desta fase: 75 milhões de dólares com maturidade em 13 de Agosto de 2030 e juro de 5%, e outros 75 milhões de dólares com maturidade em 13 de Agosto de 2033 e juro de 7%.
O Ministério das Finanças indica que a operação se enquadra na estratégia de financiamento interno, diversificação das fontes de financiamento e promoção do mercado de capitais, para assegurar os objectivos económicos e sociais previstos no Orçamento Geral do Estado para 2025.
Esta é a abertura da terceira fase da emissão de obrigações do tesouro em moeda estrangeira. A primeira e a segunda foram feitas no valor de 300 milhões USD, cada.









Discussão sobre este post