A província de Malanje, com terras aráveis e recursos hídricos, nos últimos tempos, tem contado com investimentos no sector da agricultura com o apoio do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), que, com uma delegação, sob comando do PCA, Luzayadio Simba, visitou o projecto ‘Cristalina’ no município de Pungo a Ndongo, em que constatou o investimento feito no sector, desde 2013, avaliado em mais de dois mil milhões de Kwanzas.

Também pode gostar

Milho e soja plantados

A perspectivar o próximo ano agrícola, a Fazenda Cristalina tem já plantado 2 mil 800 hectares de milho e também 800 hectares de soja.

Por isso, nos próximos dias, o feijão e o girassol terão o mesmo destino, segundo o responsável da fazenda nas terras da Palanca Negra Gigante, cujo cartão de visita são as pedras de Pungo a Ndongo e a pata da Rainha Njinga Mbandi.

Em stock, Lípius Soares disse que têm mais de mil toneladas de milho, mas mesmo com as adversidades do mercado terão como escoar.

Aliás, adiantou que o milho tem várias saídas no mercado, porém serve para fuba, ração animal e, no entanto, tem sempre destinatário dentro ou fora do país.

Financiamento

Com o apoio do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), a iniciativa está orçada em mais de dois mil milhões de kwanzas, segundo o responsável do projecto agrícola.

Neste sentido, os desafios têm sido manter a produção e avaliar o comportamento do mercado agrícola, tendo em conta as suas variações.

Aliás, o Programa Angola Investe (PAI) também tem as suas impressões digitais neste processo, uma vez que a ideia é diversificar a economia nacional.

PCA do FGC satisfeito

No local, o presidente do Conselho de Administração (PCA) do Fundo de Garantia de Crédito (FGC), Luzayadio Simba, mostrou-se satisfeito com o que constatou.

Por isso, referiu que a Fazenda Cristalina é um caso de sucesso para o Programa Angola Investe (PAI), financiado pelo Banco Fomento Angola (BFA).

Neste sentido, o Luzayadio Simba referiu que o projecto afecto às terras da Palanca Negra contou com o apoio do Fundo de Garantia de Crédito (FGC).

Em razão disto, a carteira do FGC, para o próximo ano na província de Malanje, contará também projectos voltados para as pequenas, médias e grandes empresas.

Deste modo, o PCA fez saber que pretendem estimular investidores para a indústria transformadora, de modo que tudo o que for produzido no campo seja localmente uma realidade.

Are you sure want to unlock this post?
Desbloquear à esquerda : 0
Tem a certeza de que pretende cancelar a subscrição?