A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reafirmou nesta segunda-feira, 24 de Novembro, em Luanda, à margem da 7ª Cimeira da União Africana-União Europeia, o compromisso de mobilizar 150 mil milhões de euros para África até 2027, no âmbito da iniciativa Global Gateway, para impulsionar infra-estruturas, empreendedorismo e integração económica.
A presidente da comissão europeia evidenciou as oportunidades no continente africano atendendo à sua população jovem e vastos recursos naturais, incluindo 60% do potencial de energias limpas globais e cerca de 30% das reservas minerais estratégicas, essenciais para as indústrias do futuro.
No quadro do Global Gateway, anunciou que mais de 120 mil milhões de euros já foram mobilizados, com impacto directo em sectores como a digitalização, infra-estruturas e cadeias de valor industriais.
Ao intervir no Fórum Empresarial União Africana (UA) União Europeia (UE), a presidente da Comissão Europeia destacou o efeito do investimento no fortalecimento das relações das indústrias, empresas e povos dos dois continentes.
Sublinhou o desempenho decisivo das empresas na partilha de tecnologias, competências e criação de empregos, referindo que apesar do desafiante contexto global, desde 2022, aquando da última cimeira, as relações entre os dois continentes cresceram significativamente.
Ursula von der Leyen Lembrou que a UE mantém-se como principal parceiro comercial do continente africano, sendo igualmente o maior investidor em 2023, com 2,4 mil milhões de euros.









Discussão sobre este post