O Executivo está empenho em reduzir a emissão de carbono, através de políticas estruturantes que conciliam o crescimento económico, à inclusão social e preservação ambiental, reiterou nesta quarta-feira, em Luanda, o secretário de Estado para as Acções Climáticas e Desenvolvimento Sustentável, Nascimento Soares
O responsável teceu estas considerações a margem da abertura da conferência subordinada ao tema “Carbono, Financiamento Verde e Justiça Climáticas e Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável”.
Instou os investidores e a sociedade para cada decisão económica, deve focar-se na preservação do ambiente, por mais menor que seja, desde que molde o mundo para as próximas gerações.
De acordo com Nascimento Soares, as alterações climáticas se reflectem hoje, nas secas prolongadas, cheias, erosões dos solos e perda da biodiversidade, apelando que o ambiente deve constituir uma agenda de sobrevivência Nacional, para todos os sectores.
“O Executivo tem vindo a reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade, tendo criado o mercado nacional de carbono, apoiado pelo programa de Mecanismos de Monitorização, Reporte e Verificação (MRV), que permitirá valorizar os ecossistemas e mobilizar financiamento climático”, atestou.
Referiu que, o financiamento verde é o motor da transição energética, por isso, convidou o sistema financeiro nacional a incorporar critérios ambientais e sociais nas suas políticas de crédito como factor de sustentabilidade e competitividade.
O governante reiterou que Angola tem registado progressos significativos com a Estratégia Nacional para as Alterações Climáticas (ENAC 2022-2035), a Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) e o Plano Nacional de Adaptação (UNAP), bem como a elaboração do Plano Nacional para a Redução das Emissões de Metano.
O compromisso do Executivo está alinhado com a Agenda 2030 das Nações Unidas e o Acordo de Paris, que reforçam a integração de políticas ambientais, sociais e económicas para garantir justiça climática e desenvolvimento sustentável.









Discussão sobre este post