Os telemóveis e a internet estão a revolucionar a inclusão financeira, permitindo que maispessoas acedem e utilizem serviços financeiros digitais para gerir a sua vida financeira. Desdecontas de dinheiro móvel acessíveis em telefones básicos até carteiras vinculadas a contasbancárias usadas em smartphones, serviços digitais estão a cumprir a sua promessa de ser maisacessíveis e abordáveis do que as alternativas não acessíveis digitalmente, trazendo benefícioscomo a capacidade de fazer depósitos diários de poupança usando agentes locais, para gerirdesembolsos e reembolsos de empréstimos usando um aplicativo e para comprar eletricidaderenovável paga conforme o uso, directamente de um telefone, para citar apenas alguns exemplos.
Redacção*
Estes aumentos no acesso e uso de contas financeiras habilitadas pelo tecnologia celular estão entre asprincipais descobertas da quinta edição do Global Findex, uma publicação do Banco Mundial, incluindo novos dados sobre a propriedade de telemóveis e a utilização da Internet provenientes doprimeiro Global Findex Digital Connectivity Tracker. Os dados mostram níveis elevados depropriedade de telefones e utilização da Internet e aumento da propriedade e utilização de telemóveis e contas habilitadas em todas as regiões do mundo.
As plataformas móveis, em particular, permitiram a milhões de pessoas, incluindo aquelas queanteriormente eram muito difíceis de obter ou com preços muito elevados, acesso a serviçosfinanceiros, aumentando drasticamente não apenas o aumento do número de contas, mas também apoupança formal e os pagamentos digitais, além disso permitindo uma série de actividades digitais nãofinanceiras.
Em todo o mundo, 79% dos adultos têm uma conta em um banco ou instituição financeira similar,com um provedor de dinheiro móvel, ou ambos, até 74% em 2021.
A titularidade de contas financeiras aumentou globalmente 5 pontos percentuais entre 2021 e 2024 eem 6 pontos percentuais nas economias de baixo e médio rendimento, em que 75 por cento dos adultostêm agora uma conta.
Os proprietários de contas utilizam cada vez mais os seus telemóveis ou cartões de débito ou créditoligados às suas contas para efectuar transações. Mais de metade de todas as contas em economias de baixo e médio rendimento são habilitadas digitalmente desta forma, incluindo tanto contas de dinheiro móvel, como contas em bancos ou instituições financeiras similares como cooperativas de crédito,cooperativas, instituições de microfinanças ou correios.
Discussão sobre este post