Recompensas da alavancagem
Os auxílios destinados a sectores ou temas específicos, nomeadamente através de plataformas verticais, registaram um crescimento significativo. Nos últimos 15 anos, as contribuições bilaterais para plataformas verticais mais do que duplicaram. Em contrapartida, as contribuições bilaterais para as plataformas horizontais permaneceram praticamente estagnadas em termos reais.
As abordagens verticais são eficazes na abordagem de questões específicas como o VIH/SIDA ou as alterações climáticas e podem gerar economias de escala. No entanto, funcionam normalmente como instalações não alavancadas.
Por outro lado, as plataformas horizontais, como a IDA, funcionam como instalações alavancadas. Eles ampliam cada dólar doado em quase quatro vezes, o que aumenta a mobilização de recursos e pode levar a impactos maiores a longo prazo.
IDA — Plataforma desfragmentadora
Destacando, que existem várias abordagens para aumentar a eficácia da ajuda e simplificar as complexidades da arquitetura da ajuda, o Banco Mundial defende que a AID (Associação Internacional de Desenvolvimento) – IDA na sigla em inglês – apresenta a melhor e mais simples solução.
O IDA serve de catalisador, abordando as prioridades dos países beneficiários, reforçando a capacidade governamental e ajudando a gerir a proliferação e a fragmentação. Adapta as suas intervenções às necessidades regionais e globais, alavancando a sua presença local e conhecimento global.
A AID actua como uma plataforma global para que governos, organizações da sociedade civil e agências de desenvolvimento coordenem e alinhem os seus esforços, o que ajuda a reduzir a fragmentação no sistema de ajuda global.
O modelo financeiro híbrido da AID aumenta a sua capacidade financeira através da utilização da sua notação de crédito triplo A. Ao combinar contribuições de parceiros com empréstimos do mercado de capitais a juros baixos, a IDA pode mobilizar até US$ 4 para cada US$ 1 contribuído por seus parceiros.
Finalmente, segundo o BM, os pontos fortes da AID fazem dela um interveniente fundamental no panorama da ajuda global em evolução. Com o aumento da procura de financiamento do desenvolvimento, o papel da AID no fornecimento de financiamento concessional, subvenções e promoção da sustentabilidade da dívida é vital para enfrentar os actuais desafios globais em matéria de ajuda.
*Com Banco Mundial
Discussão sobre este post