A Sonangol garantiu nesta quinta-feira, em Luanda, ter assegurado o fornecimento regular de combustíveis em todo o território durante o quarto trimestre de 2025, sem registo de rupturas, tendo, no entanto, admitido que as falhas em alguns Postos de Abastecimento (PA), estão relacionadas com o deficiente aprovisionamento de reservas (stock) das operadoras.
De acordo com Luís José Alves Fernandes, Director-Geral do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), referindo-se ao desempenho dos segmentos mid e downstream, no período em referência, foram comercializadas 1,29 milhões de toneladas de refinados, mantidos 905 postos em operação e engarrafadas 7,5 milhões de botijas de gás.
A rede nacional de distribuição manteve 905 postos de abastecimento em operação, dos quais 410 sob gestão da Sonangol e 495 de bandeira branca. A cobertura inclui, igualmente, 17 instalações de abastecimento aéreo, cinco pontos de bunkering e 191 lojas de conveniência.
Foram aprovisionadas, no domínio do gás, 128.591 toneladas métricas de LPG, com 64% provenientes da unidade de processamento Angola LNG, localizado no Soyo, e engarrafadas cerca de 7,5 milhões de botijas, assegurando o abastecimento contínuo às famílias.
A capacidade instalada de armazenagem fixou-se em 8,4 mil toneladas métricas.









Discussão sobre este post