A linha de financiamento do banco multilateral africano Trade and Development Bank Group (TDB Group) visa impulsionar projectos ferroviários, mineiros, portos de contentores e aeroportos em Angola, República Democrática do Congo, Etiópia, Nigéria, Ruanda e Senegal.
O anúncio recente do Development Bank Group e da Mota-Engil África sobre o aumento da linha de financiamento sindicada de 150 milhões de dólares para mais 100 milhões de dólares eleva o montante total para 250 milhões de dólares, o que representa um marco importante no desenvolvimento de infra-estruturas de grande escala e da conectividade nas principais economias africanas, referem em comunicado.
De acordo com o comunicado, os recursos serão usados para financiar despesas de capital e necessidades de fundo de maneio dos principais projetos de infra-estruturas da Mota-Engil África, que incluem projetos ferroviários, mineiros, portos de contentores e aeroportos.
“O financiamento visa apoiar projectos estratégicos que promovem o comércio regional, a industrialização e a transformação económica sustentável, em linha com os objetivos da Zona de Livre Comércio Continental Africana, enfatizam as partes.
“O financiamento irá contribuir para a melhoria das redes de transporte, o reforço da logística regional e o fortalecimento das transações comerciais transfronteiriças”, assinala o documento referindo apontando para a criação de empregos, promoção da transferência de competências e a criação de oportunidades nas cadeias de fornecimento que beneficiem as comunidades.
Citado no comunicado, Manuel Mota, presidente da Mota-Engil África, sublinha que “esta expansão da linha com o TDB Group reforça a parceria e o compromisso conjunto de construir infra-estruturas transformadoras em África”.









Discussão sobre este post