A entrega de sementes para 1 152 famílias camponesas agrupadas em cooperativas e associações agrícolas do município do Cuchi, província do Cubango, destina-se a multiplicar a produção.
Os camponeses foram igualmente contemplados, desde Dezembro do ano passado, com instrumentos de trabalho para aumentarem as áreas de cultivo de milho, arroz, soja, massambala e feijão.
O director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, João Reis, disse que, numa primeira fase, foram adquiridas 11 toneladas de produtos diversos, no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
João Reis informou que o objectivo é abranger o maior número possível de famílias camponesas para garantir o aumento da produção e melhorar a segurança alimentar no município.
Sem avançar datas, João Reis garantiu que está igualmente prevista a chegada de sementes de hortaliças para a segunda e terceira épocas agrícolas, para além de aquisição de pneus para a manutenção e reparação dos meios mecanizados existentes, para reforçar a capacidade operacional do sector Agrícola.
“Estas acções enquadram-se na estratégia das autoridades locais para a redução da pobreza, promoção do desenvolvimento rural e valorização da agricultura familiar, considerado um dos principais pilares da economia local e não só”, disse.
O director salientou que as chuvas têm ocorrido de acordo com as previsões do Plano de Desenvolvimento Agrário e Climático (PDAC). Referiu, no entanto, que o excesso de chuvas, em algumas zonas baixas do município, está a provocar inundações dos campos de cultivo, resultando em perdas estimadas em cerca de 40% da produção prevista.
Acrescentou que em alguns pólos agrícolas da região, as perdas podem ser ainda maiores, pelo facto de, na sua maioria, os camponeses cultivarem em zonas com maiores cursos de água, mas as perspectivas matêm-se.









Discussão sobre este post